Seja bem vindo ao nosso site FC Web TV - fcwebtv.com.br.

FC Web TV
Brasil

Feminino e masculino em todos os seres

Publicada em - 1192 visualizações

por Silvia Costa


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Feminino e masculino em todos os seres

“A felicidade, o equilíbrio emocional e psíquico e o grau de realização espiritual e pessoal de cada indivíduo dependem totalmente do desenvolvimento de sua parte masculina e feminina, bem como do equilíbrio e da harmonia entre ambas as partes.” (El resurgir de lo femenino - Fanny Van Laere)

Semana passada focalizei com meu querido amigo e psicólogo Eduardo Kopp o 6º Círculo Misto: um espaço terapêutico de partilha e acolhimento para homens e mulheres. (Leia mais aqui).

Nesse encontro falamos sobre as energias feminina e masculina, um assunto que tem se expandido principalmente pela luta das mulheres, trans e cis, por um espaço social igualitário e por homens, principalmente cis, que estão em busca de assumir uma postura menos machista e patriarcal. E digo menos, porque o ritmo para mudanças estruturais costumam ser lento. As mulheres buscam o sagrado feminino e a aceitação da sua ciclicidade e os homens, o sagrado masculino, assumindo a luz da masculinidade, ao invés de suas sombras como vemos acontecer normalmente. E gostaria de dizer que ainda que você não se identifique com nenhum gênero, esse texto ainda é pra você, como ficará mais claro a seguir.

O que buscamos discutir no encontro do 6º Círculo, no entanto, foi a integração de ambas as energias em nós, seres completos e unos. Portanto, a primeira coisa que é preciso compreender quando se fala em energias feminina e masculina, é que não estamos falando de gênero e sexualidade, mas de uma orientação energética para ação. Ou seja, como mulher, posso agir totalmente orientada pela energia masculina, e vice-versa.

Compreendido isso, é preciso entender que muito do que chamamos de características femininas e masculinas, são, na verdade, estereótipos sexistas. Por exemplo, afirmar que só mulheres são boas em cuidar. Quem já viu um chefe de cozinha no seu ofício, ou um pai atencioso trocar fraldas, entendeu que cuidado é uma característica humana; somos seres sociais, cuidamos e precisamos de cuidado sempre. (Leia o texto “Cuidado é um verbo”, aqui).

Saber que nossa harmonia interna depende do equilíbrio entre essas duas energias e que para entendê-las e trabalhá-las, precisamos nos despir das construções sociais do que significa ser homem e mulher é o primeiro passo, depois é preciso compreender quais características fazem parte primordialmente da energia feminina e da energia masculina. Seguem algumas delas:

Feminino

     mistério

     integralidade

     profundidade abissal

     capacidade de pensar com o próprio corpo

     decifrar mensagens escondidas sobre sinais e símbolos

     interioridade

     sentimento de pertencimento a um todo maior

     receptividade

     poder gerador e nutridor

     vitalidade e espiritualidade

     capacidade de repouso e de cuidado, de conservação

     o combate defensivo

     a viagem para dentro, para o coração

     a reverência em face do mistério da vida e de Deus

 

Masculino

   razão

   objetividade

   ordenação

   poder

   materialidade

   agressividade

   movimento para transformação

   movimento para o trabalho

   movimento para agressão

   movimento para a clareza que distingue, separa e ordena

   a vida já formada e evoluída

   a conquista e a apropriação

   o combate ofensivo

   a viagem para fora, para o universo

   a vontade de conhecer e decifrar os mistérios

   o poder de organização exterior.

 

 

Agora pense: Qual energia está mais desenvolvida em você? Você percebe se há excesso de uma ou outra? Você sente que esses excessos criam em você felicidade e harmonia internas?

 

Olhar para a orientação que você se utiliza para agir, é muito potente, e ao mesmo tempo simples; é possível mudar o rumo de uma conversa, alcançar um objetivo... apenas equilibrando energias. Somos criados para sermos completes.

 

 

Silvia Costa

Mulher preta e terapeuta.

Constelação Familiar

Desprogramação do DNA

Cura da Criança Interior

17 99650 3500

@silviacostadh

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site FC Web TV
Visitas: 310732   Usuários Online: 11
Nosso Whatsapp 018 99814 3871
Copyright (c) 2024 - FC Web TV - Você se liga aqui

Seja bem vindo ao nosso site FC Web TV - fcwebtv.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!